Coluna do Orlando #14
Publicado em: 03/10/2019

por Orlando Desconsi (*)
Regularização Fundiária: Como está a regularização fundiária do Bairro Auxiliadora? Governo Vicini (PP) está há quase 7 anos consecutivos no comando do município, herdou um convênio de nosso governo a ser finalizado, envolvendo em torno de 600 famílias, e que até agora não está concluído. Uma demora inadmissível.
Calçadas pendentes conforme a lei municipal. O financiamento do asfalto está em execução no seu último lote. Os moradores de Santa Rosa, pela lei aprovada no Governo Vicini, devem fazer a calçada por sua conta, dentro das normas do município.
Quem não o fez, o Município deveria executar a obra e lançar em dívida ativa. Isso não está acontecendo. É mais um valor que o município terá que desembolsar, a partir do próximo governo, até ser ressarcido. Parece que a opção do atual governo é “empurrar isso com a barriga” até o final de seu mandato. Uma atitude que compromete ainda mais as finanças do município para o próximo gestor, seja ele quem for.
O alinhamento político do Município com o Governo do Estado e País é só para enfeite. Pois busca junto à Câmara de Vereadores aprovar dois novos financiamentos para obras de infra- estrutura, obras necessárias, mas que deveriam ser efetuadas com recursos a fundo perdido. Onde estão os recursos a fundo perdido para a realização destes investimentos? Cadê a base deste governo para ajudar Santa Rosa? Cadê os programas de governo que ajudariam Santa Rosa?
No tempo do PT, a dívida diminuía e os investimentos eram constantes.
O Município deve mais de R$ 377 milhões para o Previrosa; deve os 35 milhões do asfalto; financiou máquinas e, agora, vem estes dois novos projetos, ainda não aprovados.
Por que estas obras não são buscadas a fundo perdido? Porque a receita do Município vem caindo, e o gestor busca aumentar o comprometimento do município, num grau altamente complicador para o futuro?
Carta de Lula: Não troco minha dignidade pela minha liberdade
Ao Povo Brasileiro
Não troco minha dignidade pela minha liberdade.
Tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao Povo Brasileiro, aos milhões de desempregados e á minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país.
Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade.
Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos as mentiras que contaram ao Brasil e ao Mundo.
Diante das arbitrariedades cometidas pelos Procuradores e por Sérgio Moro, cabe agora a Suprema Corte corrigir o que está errado, para que haja justiça independente e imparcial. Como é devido a todo cidadão.
Tenho plena consciência das decisões que tomei neste processo e não descansarei enquanto a verdade e a justiça não voltarem a prevalecer.
Curitiba 30.09.2019
Luis Inácio Lula da Silva
(*) Orlando Desconsi é graduado nas faculdades de Direito e Educação Física. Foi prefeito de Santa Rosa e deputado federal, Atualmente, assessora o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT).