Acolhimento de pacientes e acompanhantes fora do domicílio
Publicado em: 05/11/2021

Vereadora Márcia Carvalho quer convênios entre Fumssar e casas de apoio para acolher pacientes em tratamento fora de Santa Rosa
Na sessão desta quarta-feira (03/11), a vereadora Márcia Carvalho (PT) apresentou indicação para que o Executivo realize convênios com casas de apoio voltadas ao acolhimento dos pacientes e acompanhantes que realizam tratamento de Saúde fora do domicílio.
A ideia é garantir espaços, conveniados com a Fundação Municipal da Saúde, para receber familiares e pacientes que se deslocam a cidades como Passo Fundo e Porto Alegre para consultas, procedimentos ou internação.
Márcia observou que o Tratamento Fora do Domicílio é instrumento legal de garantia, através do SUS, de tratamento médico de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Quando se esgotam todos os meios de tratar o paciente onde reside, ele é avaliado por médicos e direcionado a atendimento fora do domicílio. Ela entende que é necessário dar um “passo a mais”. “Não é difícil para a Fumssar buscar e organizar estes convênios visando cumprir este que já é um instrumento previsto pelo SUS”, avaliou.
A vereadora salientou que muitos pacientes necessitam sair de Santa Rosa para realizar tratamentos em centros maiores. “Já é muito duro enfrentar uma doença fora da cidade, sendo paciente ou familiar. Então, conforto, bem-estar e tranquilidade é o mínimo para quem está se tratando ou precisa estar sereno para auxiliar um parente nestas condições. É o que queremos proporcionar com a nossa indicação”, defendeu, alertando que a maioria dessas pessoas sequer tem condições de pagar hospedagem.